Dicas de Salute, Saúde, Tá no blog

A Polêmica do Suco de Frutas

Será o suco de frutas o novo vilão das dietas?

Suco de frutas: novo vilão das dietas?

Será o suco de frutas o novo vilão da alimentação saudável? O Dr. Diego Dias, médico do esporte, nos esclarece sobre assunto.
“Recentemente, a divulgação de um vídeo na internet trouxe uma polêmica a cerca de que o consumo de suco de frutas poderia gerar cirrose hepática.
Vamos tentar entender um pouco mais disso:
As frutas contêm como parte de seus nutrientes a frutose, um monossacarídeo (carboidrato simples). É certo que o excesso de carboidratos na dieta podem trazer uma elevada quantidade de calorias e isso será armazenado em nosso organismo  através da formação de gordura.
A extrapolação de que suco de frutas pode levar a cirrose hepática por meio de esteatose hepática acaba sendo um desestímulo ao consumo de tais alimentos.
UM TOTAL DESSERVIÇO À SOCIEDADE.
É importante lembrar que uma dieta equilibrada é sempre a melhor escolha. Frutas in natura devem ser consumidas e de preferência em sua forma natural e não como suco devido a maior consumo de calorias. As frutas fazem parte de uma alimentação balanceada e saudável.
Exemplo prático: você pode se saciar comendo uma laranja e, no suco, você já parou pra pensar em quantas laranjas são utilizadas para fazê-lo?”
Fiquem atentos pessoal, extremismos não funcionam em nada nessa vida. Comer frutas é bem mais saudável que beber suco.
A fruta apresenta mais fibras alimentares, seja pela casca ou bagaço, o que garante mais saciedade, boa saúde intestinal e melhor controle glicêmico e de colesterol.
Fica a dica: se você ama de paixão o suco, adicione uma fibra como chia, farinha de linhaça e outras para balancear e promover mais saciedade.
Lembrando que suco é alimento e não é água. Beba muita água ao longo do seu dia e use os sucos à seu favor e de uma maneira inteligente.